O FIM DE TODAS AS COISAS


O FIM DE TODAS AS COISAS (PARTE1)


"E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem." [1 Pedro 4:7-19; ênfase adicionada].

O FIM DE TODAS AS COISAS ( PARTE 2)

Nesse texto escrito aproximadamente 2000 anos atrás, vemos o ensino que assegura claramente que o povo de Deus estava experimentando uma "ardente provação" (verso 12) e que o fim de todas as coisas está próximo. Por que Deus fez tal afirmação por intermédio do apóstolo Pedro se sabia que a igreja ainda estaria no mundo por muitos séculos? A resposta encontra-se em outra passagem escrita por Pedro, em que ele diz:


"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." [2 Pedro 3:8]


Em outras palavras, o tempo não tem efeito algum sobre Deus e os teólogos ensinam que ele vive em um estado de "sempre presente agora" - um reino fora do tempo e do espaço que nós experimentamos. Assim, os "últimos dias" começaram com a igreja e continuam nesta presente hora - "o fim de todas as coisas" está muito mais perto! Certamente podemos ver que a iniqüidade é desmedida e os corações humanos estão retornando mais uma vez ao ponto em que eram "maus continuamente", como nos dias de Noé:


"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." [Gênesis 6:5]



O FIM DE TODAS AS COISAS ( PARTE 3)


Na primeira vez que esse grau de iniqüidade foi alcançado, o julgamento de Deus destruiu a humanidade no Dilúvio global, mas o julgamento que virá agora será pelo fogo:


"Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios." [2 Pedro 3:7; ênfase adicionada].


"Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?" [2 Pedro 3:12; ênfase adicionada].


Ao encerrar, queremos fazer um apelo a dois diferentes grupos de pessoas. Para aqueles que não conhecem a Jesus Cristo com Senhor e Salvador pessoal, exortamos que busquem nele a salvação antes que seja tarde demais. Para os cristãos, queremos transmitir a necessidade urgente de acordar e verificar que o ensino corrente a respeito do arrebatamento está levando muitos a pensar que Deus irá poupar a igreja de todas as coisas ruins associadas com o período da Tribulação, removendo-a da Terra. Também acreditamos e ensinamos que Deus removerá a igreja antes de o Anticristo firmar o pacto com Israel (Daniel 9:27) - sinalizando a atual carnificina do período de Tribulação - mas advertimos os cristãos sobre a típica mentalidade de Pollyana, que descarta a possibilidade distinta (e até a probabilidade) de perseguição e sofrimento antes do arrebatamento.

O FIM DE TODAS AS COISAS ( PARTE 4)
Alguns nos acusam de espalhar tristeza e condenação, mas essa certamente não é nossa intenção. Os salvos genuínos estão eternamente seguros e não importa o que o mundo, nossa carne pecaminosa e o Diabo lancem sobre nós [1 João 2:15-17], pois somos mais que vencedores por meio de Jesus Cristo. Continue olhando para o alto, porque nossa redenção está mais perto a cada segundo.

--------------------------------------------------------------------------------

Autor: Pr. Ron Riffe


Tradução: Cristiano Barbalho Vargas

Postagens mais visitadas